Pular para o conteúdo principal

Cultura da raiz sertaneja permanece viva na Festa do Peão de Barretos

Concursos Queima do Alho e do Berrante acontecem desde a primeira edição do evento e mantêm a tradição dos peões de boiadeiro (Fotos: André Monteiro e Aquino José)
A cultura da raiz sertaneja permanece viva por meio das diversas atrações que o público pode conferir durante a 64ª Festa do Peão de Barretos, que acontecerá entre os dias 15 e 25 de agosto, no Parque do Peão.
O local, que possui cerca de 2 milhões de metros quadrados, conta com atrações que reproduzem as tradições do homem do campo e dos peões de boiadeiro, que conduziam as tropas.
Uma das tradições mais antigas, que é realizada desde a primeira edição da Festa, é o "Concurso do Berrante", que ocorrerá no dia 18 de agosto, domingo. A competição envolve cerca de 15 participantes, classificados previamente, incluindo homens e mulheres. Na disputa, eles devem executar os cinco toques principais do berrante que são "Saída ou solta" (para despertar a boiada), "Estradão" (reanima a boiada), "Rebatedouro" (aviso de perigo), "Queima do Alho" (almoço) e "Floreia" (toque livre).
No mesmo dia, também acontece o "Concurso da Queima do Alho", o prato típico que era preparado pelas comitivas para as refeições dos peões que conduziam as boiadas pelo interior do Brasil. Nesta competição, as comitivas participantes precisam reproduzir, com fidelidade, o sabor do tradicional prato, com utensílios e em fogo de chão, como antigamente.
Já o Palco Culturando recebe manifestações artísticas de diferentes regiões do país. Neste ano serão mais de 200 atrações entre apresentações musicais, de teatro e dança, de 119 municípios.
Outra atração que mantém as origens da tradição sertaneja é o "Palco Raízes Sertanejas". O espaço é aberto a artistas amadores e profissionais, que apresentam a mais genuína música raiz, além de outras apresentações típicas como dança catira, declamadores sertanejos e toque do berrante.
Espaços
O visitante da 64ª Festa do Peão de Barretos também tem a oportunidade de conhecer espaços que reproduzem locais e situações vivenciadas pelo peão boiadeiro.
No local onde é realizado o concurso da Queima do Alho, o visitante tem a oportunidade de conhecer a reprodução de um "ponto de pouso", onde os tropeiros faziam suas paradas, e que conta com réplicas de um armazém, capela, entre outras construções similares a de pequenas vilas rurais.
Já no Museu Histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro, também conhecido como Memorial do Peão, o público conhece acessórios e equipamentos que eram utilizados pelos tropeiros durante a condução da boiada nas viagens realizadas.


Sobre a Festa do Peão de Barretos
A Festa do Peão de Barretos chega à sua 64ª edição e acontece de 15 a 25 de agosto. São mais de 100 shows durante os 11 dias de evento, com os principais nomes do universo sertanejo como o projeto AMIGOS - que reúne no mesmo palco Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo -, Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, além de espaço para outros ritmos como o swing baiano de Ivete Sangalo.
Na programação esportiva tem rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores, Team Penning e Working Penning.
Para saber mais sobre o evento acesse independentes.com.br


Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

Rionegro e Solimões gravam DVD com Gusttavo Lima, Henrique e Juliano e Jorge e Mateus

  Em meio a grande emoção, "A História Continua" foi registrado no último dia 8, em Goiânia. Projeto traz 18 faixas que mesclam inéditas e grandes sucessos Após 18 anos sem gravar um DVD oficial, Rionegro e Solimões fizeram história na noite deste 8 de dezembro de 2021. Foi nesta data que, em meio a uma grande comoção, emoção e muita felicidade a dupla carimbou a concretização de mais um megaprojeto. Nesta última quarta-feira a dupla pisou nos palcos do espaço Dois Ipês, em Goiânia e gravou seu mais novo DVD, “A História Continua”.  O novo projeto reuniu músicas inéditas e grandes sucessos de carreira e teve também a participação especial de grandes medalhões sertanejos, corroborando a grandiosidade do acontecido. É com grande felicidade e orgulho que Rionegro e Solimões revelaram as participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e Henrique e Juliano. “Pra nós é uma honra anunciar esses amigos. Com certeza, eles somaram muito no nosso novo produto e vai ser muito d

Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal

  Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal Ao lado do cantor Zé Vaqueiro durante toda a carreira, Ingra Soares reforça a parceria com o forrozeiro fora dos palcos. Juntos há mais de 2 anos, o casal se conheceu ainda quando Ingra tinha uma loja de vendas e havia chamado o forrozeiro para uma parceria. Desde então, os dois começaram a conversar até que surgiu uma admiração entre ambos e tornaram oficial o relacionamento. Presente em todas as fases da trajetória musical de Zé Vaqueiro, Ingra tem construído uma cooperação mútua, sendo o suporte em todos os âmbitos. “Digamos que eu fui um ponto único e bastante importante para a trajetória do Zé. Fui e sou o equilíbrio dele, uma cabeça à parte. Pensamos juntos, criamos ideias e formalizamos um futuro repleto de realizações”, afirma Ingra Soares. Um momento em que a fashionista ressalta a parceria foi quando no início da pandemia, quando estava grávida e o cantor se encontrava em um momento de transi