Pular para o conteúdo principal

Conheça o produtor musical Cabrera

Com mais de 1 bilhão de visualizações e mais de 60 semanas em primeiro lugar nas paradas brasileiras, o uruguaio é responsável pelos maiores sucessos de Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Zé Felipe e Claudia Leitte, entre outros. 

Um sotaque uruguaio tem dado o ritmo à música brasileira. São pelas mãos do compositor e produtor musical Augusto Cabrera, nascido em Montevidéu (URU), que passaram alguns dos principais sucessos lançados no mercado nacional nos últimos anos. Dos seis anos se dedicando unicamente à produção musical no Brasil, quase dois deles foram com produções suas em primeiro lugar entre as mais tocadas no país. Não à toa Cabrera tem sido apontado como um dos melhores produtores musicais em atuação e tem atraído artistas internacionais.
Com a experiência dos mais de 30 anos envolvidos na música _como cantor, compositor e produtor_, recentemente Cabrera também passou a empresariar nomes em ascensão na música, levando para a carreira do artista toda a sua bagagem nos bastidores e sob os holofotes de palcos mundiais.
Já são mais de 69 semanas com alguma de suas produções no topo das paradas brasileiras. Se analisar o pódio das músicas mais tocadas, essa conta chega a quase dois anos. Em 2017 chegou a ter canções ocupando os três primeiros lugares do ranking no Rio de Janeiro _ uma das praças musicais mais fechadas do mercado brasileiro. Nesse mesmo ano, com a música “Loka”, interpretada pela dupla feminina Simone & Simaria e participação de Anitta, o produtor uruguaio conquistou o feito de ter a música mais ouvida do ano nas rádios nacionais, ultrapassando o megahit mundial “Despacito”, e somando mais de meio bilhão de visualizações no Youtube. O clipe feminino mais assistido da história do Youtube.
As mais de 60 produções exclusivas já lhe renderam mais de 1 bilhão de visualizações no canal de vídeos. Entre umas das mais recentes estão “Eu Vou te Buscar”, do cantor Gusttavo Lima e participação do rapper Hungria _que é um dos cinco clipes principais da carreira do astro sertanejo com mais de 110 milhões de acessos_ e “Sapequinha”, que se aproxima dos 100 milhões de views, sendo o mais visto da trajetória do sertanejo Eduardo Costa.
Todas elas têm em comum não só a assinatura de Cabrera na produção – algumas também na composição – mas também um “quê” a mais de seus arranjos, sempre ousados e utilizando ao máximo as misturas musicais. Cabrera tem sido conhecido por transformar músicas em hits.
Não é fórmula, mas sim a essência do sucesso. Sua assinatura musical é justamente descobrir com o artista tudo o que envolve determinada obra. Nenhuma música sai como a outra. O que Cabrera busca é dar a cada música a identidade dela. “Tudo conta para produzir uma música. O visual, o momento do artista, qual o objetivo dela na carreira dele. Não podemos tratar uma música isolada, mas o que ela vai acrescentar ao projeto dele e com isso como achar o diferencial”, define.
Está aí a explicação para todo single produzido por Augusto Cabrera ser uma “tacada certeira”, como ele mesmo descreve.
Foi assim com “Anjo Protetor”, faixa que compôs e produziu para o artista sertanejo Eduardo Costa. O cantor precisava de uma música para alavancar a carreira, que até então era conhecida mais regionalmente. O resultado foi 30 semanas em primeiro lugar e um divisor de águas tanto na carreira do mineiro quanto de Cabrera. 
Produtor versátil, consegue passear por diversos gêneros musicais. Hoje conhecido principalmente por ter ficado mais de um ano em primeiro lugar com hits sertanejos, já trabalhou com rock, pop, além de música clássica, tango e claro suas familiares bachata e cumbia, entre outros ritmos.
A ousadia e autenticidade musical do latino tem atraído artistas que buscam canções que saem do óbvio e que tocam o público. Característica que tem cada vez mais também atraído artistas de outras nacionalidades.
 “Vim de um país pequeno. Sabia que para conquistar tudo o que eu sonhava, precisava crescer profissionalmente fora do Uruguai. Encontrei no Brasil a diversidade musical que precisava para isso”, conta o uruguaio.
Herança musical de família
A diversidade de ritmos tocados no Brasil encaixou perfeitamente a bagagem musical do uruguaio. De descendência alemã por parte de mãe e espanhola por paterna, Cabrera já traz nas veias a musicalidade. Herdou da mãe o gosto pela música clássica e a dedicação pelos estudos de instrumentos como piano, violino e violão. Já o suingue vem do gosto pelos ritmos latinos como bachata, cumbia e ainda a paixão do tango, legado paterno.
O contato direto com a música vem desde muito pequeno, já que era de praxe na família de sua mãe desde bem cedo estudar música clássica. Foi quando começou a ter aulas de piano clássico e ter convívio direto com a música gospel no coral da igreja. Logo passou aos estudos de outros instrumentos musicais e montou uma banda, na qual além de tocar, cantava, produzia e compunha faixas para o repertório autoral. Foi com esse grupo gospel que, em uma das turnês pelo país, então conheceu o Brasil, no final da adolescência.
A história com o Brasil
Surpreendentemente, a história de Cabrera na música se funde a momentos importantes da música brasileira e são um reflexo das tendências mundiais. É fácil identificar os movimentos musicais do cenário brasileiro a partir de hits produzidos pelo uruguaio. Foi pelas mãos de Cabrera que o sertanejo e o axé ganharam essência latina e o reggaeton se uniu ao funk, foi com o uruguaio que o brasileiro passou a ouvir bachata nas rádios por meio de suas produções dentro do sertanejo.
Muito acontece porque, segundo Cabrera, ele consegue enxergar a música brasileira de fora. “O brasileiro não tem noção da riqueza cultural que ele tem”, destaca o produtor musical. “Eu enxerguei no Brasil um grande jogo de Lego, em que cada peça é um estilo musical e vou encaixando essas peças”, explica.
Há quase duas décadas no Brasil, foi no país tropical que Cabrera conseguiu reunir as misturas principais para levar seu talento para além da fronteira latina. É brincando com todos os sons produzidos no Brasil que ele enxerga diversas outras possibilidades com gêneros espalhados nos outros cantos do mundo, trazendo com isso muito de sua bagagem latina. “A música é universal, só é preciso encaixa-la na outra e encontrar a melhor sonoridade nessa mistura”.
A história de Cabrera com o Brasil aconteceu no começo dos anos 2000. Depois de uma visita ao país com sua banda de adolescência, apaixonou-se e resolveu estruturar sua família no país. Engenheiro eletrônico, o uruguaio se dedicou alguns anos à sua fábrica, enquanto realizava pequenas produções à distância para artistas conterrâneos. Foi em 2010, numa das visitas ao estúdio Mosh – um dos principais no Brasil -, que encontrou Zezé Di Camargo, da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, uma das mais famosas e consagradas duplas sertanejas do país. Na época, recém-chegado do Uruguai e conhecendo nada de sertanejo, não percebeu que estava diante de uma grande oportunidade no mercado musical brasileiro. Zezé estava montando o repertório do álbum “Double Face” e se interessou por uma faixa em espanhol composta e produzida por Cabrera. Sem saber foi ali que marcou sua estreia na música brasileira. “Eres todos los extremos” foi a primeira música de Cabrera gravada por um cantor brasileiro e integrou o álbum ganhador de um Grammy Latino.
A partir dali começou a conhecer outros cantores nacionais e, cerca de três anos depois, já se tornou mais conhecido entre os artistas e procurado por eles. Discreto e fugindo dos rótulos e marketings característicos do showbusiness, Cabrera faz sua fama por meio de boca a boca. Ganhou espaço nos últimos seis anos por conta das parcerias com Eduardo Costa, Leonardo, Zé Felipe, Gusttavo Lima, Simone & Simaria e Claudia Leitte, todos artistas de alto escalão na música brasileira e que chegaram ao topo dos rankings nacionais com produções do uruguaio.

PRODUÇÕES MUSICAIS E COMPOSIÇÕES BY CABRERA
LANÇAMENTOS RECENTES:

Por Covardia Minha (Gusttavo Lima)
Composição
Outubro 2018

Balancinho (Claudia Leitte)
Composição e Produção Musical
Novembro 2018

Embolou (Rodrigo Marim)
Composição e Produção Musical
Novembro 2018

PRINCIPAIS TRABALHOS:
Eres Todos los Extremos (Zezé Di Camargo e Luciano)
Composição e produção musical
Maio 2010
Estreia na música brasileira
Parte do álbum “Double Face”, ganhador do Grammy Latino, foi gravada na versão original (espanhol) pelo cantor sertanejo

Anjo Protetor (Eduardo Costa)
Composição e Produção musical
Outubro 2012
Divisor de águas na carreira do sertanejo, a música ficou 30 semanas entre o primeiro Lugar e o top 3 das rádios de todo o Brasil. Acumula mais de 27 milhões de visualizações e contou com a confiança do artista no produtor que a partir dali passou a mudar os rumos da carreira do artista.

Sapequinha (Eduardo Costa)
Composição e Produção musical
Julho de 2015
Alcançou o 1º lugar no conceituado ranking da Billboard Brasil e foi a faixa de estreia do álbum Vivendo e Aprendendo”. O single liderou por 20 semanas consecutivas o primeiro lugar; Marca nunca alcançada pelo artista. No Youtube já alcançou 97 milhões de visualizações e é a música com mais reproduções no clipe da carreira do cantor.

Loka (Simone & Simaria feat. Anitta)
Produção musical
Janeiro 2017
A música foi a mais tocada nas rádios no ano de 2017, segundo dados da empresa Connectmix, e teve 773.242 execuções durante o ano, inclusive ficando à frente do hit mundial “Despacito” no Brasil todo. Ganhou o badalado Prêmio Multishow de 2017 em uma das categorias mais disputadas, Mùsica Chiclete. Ficou 6 meses entre as mais tocadas do ano O vídeo se tornou o clipe feminino brasileiro mais acessado na história do YouTube, com mais de meio bilhão de visualizações. Chega a 600 milhões views e foi a única música na carreira das cantoras que levou a essa quantidade de views no youtube assim como na carreira cantora Anitta, brasileira de reconhecimento internacional.

Baldin de Gelo (Claudia Leitte)
Composição e Produção musical
Agosto 2017
O single ultrapassou a fronteira e ganhou a América Latina. Duas semanas após entrar na parada viral do Spotify no Paraguai, a música também entrou no ranking do Uruguai. “Baldin de Gelo” acumula mais de seis milhões de streams no Spotify. O clipe da música é o mais visto no canal da artista, somando mais de 30 milhões de visualizações no Youtube.

Eu Vou Te Buscar (Gusttavo Lima feat Hungria)
Produção musical
Setembro 2017
Ultrapassa 110 milhões de visualizações no Youtube e está entre os 5 clipes mais assistidos da carreira do cantor. A faixa foi a mais executada nas rádios de todo o país por 14 semanas consecutivas e no Spotify já tem mais de 8 milhões de streams.

Fonte: Amanda Galdino 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

COMUNICADO ROBERTA MIRANDA

  A Canto Livre Produções Artísticas, escritório representante da cantora Roberta Miranda, comunica que o show marcado para o dia 18 de novembro (sábado), na casa de shows Talismã em Porto Velho (RO), está cancelado por motivo de desacordo comercial junto a empresa contratante - Ítalo Rodrigues Produções Ltda. Vale ressaltar que não houve cancelamento algum por parte de Roberta Miranda que, em respeito aos fãs, jamais deixaria de comparecer a um evento previamente agendado. A artista lamenta profundamente o ocorrido e espera, em breve, estar junto a seus fãs da cidade de Porto Velho e de toda a região. Por fim, ressaltamos que a devolução dos valores dos ingressos é de total responsabilidade da empresa contratante. Os fãs que adquiriram os ingressos para o show devem solicitar as informações sobre o reembolso por meio do número de telefone (069) 99942-9345 ou e-mail contato@irproducoes.com.br. Fonte: Great Assessoria

Em turnê internacional, Fernando & Sorocaba se encontram com Bryan dos Backstreet Boys

  Da esq. pra dir.: Baylle Littrell, Sorocaba, Bryan Littrell, Nelsinho Fakri, Fernando Zor e Maiara  Encontro aconteceu na noite de ontem (24), em Nashville/TN, na presença da cantora Maiara e do filho de Bryan  Curtindo dias de folga entre os shows da turnê nos Estados Unidos, Fernando & Sorocaba voaram para Nashville, no Tennessee. A cidade, que respira country music, é uma das preferidas da dupla na américa do norte. Na noite de ontem, os cantores se encontraram com o amigo e músico Bryan Littrell, dos Backstreet Boys, uma das mais conhecidas boy bands do mundo.   A reunião dos músicos também contou com a presença de Maiara (dupla de Maraísa), que é noiva de Fernando, e do filho de Bryan, o também músico Baylee Littrell. Será que podemos esperar uma visita no Brasil em breve?  Fernando & Sorocaba fizeram dois shows no último final de semana, em Orlando/FL e Boston/MA. As próximas apresentações da dupla serão em Miami/FL (27), Danbury/CT (28) e, para encerrar com chave de ou