Pular para o conteúdo principal

Resgate da cultura boiadeira vira espetáculos que serão apresentados na Festa do Peão de Barretos


Todos os anos a abertura do Barretos International Rodeo recebe um espetáculo artístico. Na foto grupo de catira durante a apresentação em 2016 (Foto: André Monteiro)

Aberturas temáticas do Barretos International Rodeo reúnem crianças, competidores e comitivas na arena do Parque do Peão em uma grande celebração à história do evento

“Um povo sem memória é um povo sem história”. A célebre frase da historiadora e professora Emília Viotti da Costa é levada a sério pela organização da Festa do Peão de Barretos. Evento considerado o maior do gênero na América Latina, chega à sua 62ª edição, e acontece de 17 a 27 de agosto no município localizado no interior de São Paulo (428 quilômetros da capital paulista). A cultura sertaneja é mantida e relembrada em diversos momentos da programação da Festa e este ano a celebração das memórias ganhou ainda mais espaço.
A cada ano um espetáculo artístico é criado para a abertura do Barretos International Rodeo, competição que reúne os melhores competidores do Brasil e também as grandes estrelas do rodeio internacional em quatro dias de montarias – de 24 a 27 de agosto. E, para 2017, os organizadores prepararam um espetáculo que resgata as tradições caipiras e ressalta a importância da nova geração para a manutenção da história.
Na quinta-feira, dia 24, crianças com idades entre 6 e 11 anos serão os responsáveis pela abertura. Mais de 50 pequenos artistas compõem o grupo que contêm berranteiros, grupo de catira, comitiva de queima do alho, orquestra de violeiros, cantores sertanejos e também competidores de rodeio em carneiros (a modalidade infantil disputada na Festa). “Será uma grande comemoração da nossa tradição em uma apresentação que promete emocionar o público presente”, declarou Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes, organizadora da Festa.
Na sexta-feira, dia 25, o tema será a superação contado pelo Cavaleiro das Américas Filipe Leite, jornalista que já cruzou três continentes a cavalo (do Canadá ao Brasil) e ainda viajou de Barretos até Ushuaia, na Patagônia, também chamada de “o fim do mundo”. Junto com ele estarão na arena os competidores que a cada montaria, que dura apenas 8 segundos, superam medos e dificuldades em busca do sonho de ser campeão. Crianças em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e que já venceram a doença farão uma apresentação musical durante o espetáculo de abertura.
Fechando a programação, no sábado, dia 26, um pedaço da história do Brasil será contado na arena de rodeio. Uma comitiva, formada por 20 boiadeiros e 35 animais, representará os peões que cruzavam o país levando as boiadas para os frigoríficos localizados em cidades do interior, incluindo Barretos, daí a origem da Festa do Peão. “Estamos ansiosos por este momento e temos certeza que o público irá se encantar ao ver tantas gerações envolvidas na realização desta bela homenagem aos nossos pioneiros que são a nossa maior inspiração. O segredo hoje do nosso evento é não deixar morrer essa cultura, mesmo agregando novas propostas à programação”, afirma o presidente.

Sobre a Festa do Peão de Barretos
Com o slogan “A Festa do Brasil”, a Festa do Peão de Barretos receberá mais de 100 atrações musicais durante os 11 dias de evento – 17 a 27 de agosto. Famosos como Gusttavo Lima (Embaixador da Festa de 2017), Luan Santana, Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Wesley Safadão, Chitãozinho & Xororó, Matogrosso & Mathias, Rionegro & Solimões, Munhoz & Mariano, César Menotti & Fabiano, estão entre alguns artistas confirmados.
Na programação esportiva o evento receberá etapa da PBR Brazil – (Professional Bull Riders), LNR – Liga Nacional de Rodeio, ambos de montarias em touro, Campeonato Barretos e Taça Os Independentes com provas cronometradas, Rodeio Junior, Rodeio em Carneiros e o 25º Barretos International Rodeo.
Principais nomes do rodeio mundial estarão presentes na maior arena da América Latina, como Silvano Alves (tricampeão mundial da PBR), Guilherme Marchi (campeão mundial), Kaíque Pacheco (campeão de Barretos 2015) e João Ricardo Vieira (destaque nos rodeios EUA).
A Festa recebe ainda dois palcos culturais com música de raiz, o concurso gastronômico Queima do Alho, o espaço infantil Rancho do Peãozinho e a feira comercial.

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal

  Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal Ao lado do cantor Zé Vaqueiro durante toda a carreira, Ingra Soares reforça a parceria com o forrozeiro fora dos palcos. Juntos há mais de 2 anos, o casal se conheceu ainda quando Ingra tinha uma loja de vendas e havia chamado o forrozeiro para uma parceria. Desde então, os dois começaram a conversar até que surgiu uma admiração entre ambos e tornaram oficial o relacionamento. Presente em todas as fases da trajetória musical de Zé Vaqueiro, Ingra tem construído uma cooperação mútua, sendo o suporte em todos os âmbitos. “Digamos que eu fui um ponto único e bastante importante para a trajetória do Zé. Fui e sou o equilíbrio dele, uma cabeça à parte. Pensamos juntos, criamos ideias e formalizamos um futuro repleto de realizações”, afirma Ingra Soares. Um momento em que a fashionista ressalta a parceria foi quando no início da pandemia, quando estava grávida e o cantor se encontrava em um momento de transi

Rionegro e Solimões gravam DVD com Gusttavo Lima, Henrique e Juliano e Jorge e Mateus

  Em meio a grande emoção, "A História Continua" foi registrado no último dia 8, em Goiânia. Projeto traz 18 faixas que mesclam inéditas e grandes sucessos Após 18 anos sem gravar um DVD oficial, Rionegro e Solimões fizeram história na noite deste 8 de dezembro de 2021. Foi nesta data que, em meio a uma grande comoção, emoção e muita felicidade a dupla carimbou a concretização de mais um megaprojeto. Nesta última quarta-feira a dupla pisou nos palcos do espaço Dois Ipês, em Goiânia e gravou seu mais novo DVD, “A História Continua”.  O novo projeto reuniu músicas inéditas e grandes sucessos de carreira e teve também a participação especial de grandes medalhões sertanejos, corroborando a grandiosidade do acontecido. É com grande felicidade e orgulho que Rionegro e Solimões revelaram as participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e Henrique e Juliano. “Pra nós é uma honra anunciar esses amigos. Com certeza, eles somaram muito no nosso novo produto e vai ser muito d