Pular para o conteúdo principal

Violeira Rose Abrão está com inscrições abertas

Violeira Rose Abrão está com inscrições abertas

A dupla de Buritama (SP), João Viola e Juliano conquistou o título do festival Violeira Rose Abrão de 2016 (foto: Leandro Joaquim)


Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Fusão Cultural, Os Independentes e Açúcar Caravelas apresentam a 34ª edição da Violeira “Rose Abrão”, um dos principais festivais de música raiz que busca resgatar a essência da cultura caipira. Inscrições terminam no dia 17 de julho
Um dos mais antigos e importantes festivais de música raiz do país, a Violeira Rose Abrão está com suas inscrições abertas até o dia 17 de julho. Podem participar do evento compositores amadores e profissionais, com músicas com letra e melodia inéditas no estilo raiz. Em sua 34ª edição, o festival integra a programação da Festa do Peão de Barretos. A soma geral dos prêmios de participação e dos finalistas ultrapassa o valor de R$ 65 mil.
Para participar do concurso, os interessados deverão enviar CD ou Pen Drive com a música gravada e uma cópia da letra no mesmo CD ou Pen Drive, com nome e endereço dos intérpretes e compositores. Cada compositor poderá inscrever, no máximo, uma música inédita, que deverá ser apresentada acompanhada de um documento do compositor autorizando os intérpretes a participarem da Violeira Rose Abrão. As letras enviadas por email deverão ser encaminhadas para fusao@fusaoconsultoria.com.br ou contato@agcip.org.br, contendo todos os dados.
A eliminatória do festival acontecerá no dia 30 de julho, em Monte Alto/SP. A final do concurso será realizada no dia 23 de agosto, dentro da programação da Festa do Peão de Barretos, no Palco Culturando da AGCIP. O regulamento completo e ficha de inscrição do festival estão disponíveis nos sites www.independentes.com.br e www.agcip.org.br.
Grandes nomes
A Violeira Rose Abrão completa neste ano, 34 anos de edição. Responsável por manter a essência e tradição da cultura sertaneja, além de revelar novos talentos da música raiz.
Nomes importantes da música brasileira passaram pelo festival, como Rionegro & Solimões, Zé Henrique & Gabriel, Durval & Davi, Zé do Cedro & João do Pinho, Gedeão da Viola, Itamaracá, entre outros.
As músicas retratam o estilo de vida e costumes dos peões estradeiros, além das festas da cultura sertaneja e paisagem interiorana.
Patrono
Realizada inicialmente nos bairros de Barretos, a “Violeira” reunia violeiros de todos os cantos. Em 1993, a “Violeira” passou a levar o nome de “Rose Abrão”, em homenagem ao comerciante Gaze Abrão, proprietário do Sobrado da Alegria – local onde reunia diversos violeiros e grandes nomes da música caipira -, e palco do festival caipira por alguns anos.
O músico e violeiro, Tião Carreiro foi quem apelidou o amigo Gaze Abrão, de “Tio Rose”. Aos 57 anos, o comerciante morreu em Barretos. Para homenagear a história de ‘Tio Rose’ com a música e tradição caipira, o festival carrega seu nome.

Fonte:  Phábrica de Ideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO ROBERTA MIRANDA

  A Canto Livre Produções Artísticas, escritório representante da cantora Roberta Miranda, comunica que o show marcado para o dia 18 de novembro (sábado), na casa de shows Talismã em Porto Velho (RO), está cancelado por motivo de desacordo comercial junto a empresa contratante - Ítalo Rodrigues Produções Ltda. Vale ressaltar que não houve cancelamento algum por parte de Roberta Miranda que, em respeito aos fãs, jamais deixaria de comparecer a um evento previamente agendado. A artista lamenta profundamente o ocorrido e espera, em breve, estar junto a seus fãs da cidade de Porto Velho e de toda a região. Por fim, ressaltamos que a devolução dos valores dos ingressos é de total responsabilidade da empresa contratante. Os fãs que adquiriram os ingressos para o show devem solicitar as informações sobre o reembolso por meio do número de telefone (069) 99942-9345 ou e-mail contato@irproducoes.com.br. Fonte: Great Assessoria

FESTEJA ANUNCIA EDIÇÃO NO RIO DE JANEIRO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2021, NO PARQUE OLÍMPICO

  Jorge & Mateus, Alok, Os Barões da Pisadinha, Ludmilla, Matheus & Kauan, May & Karen e a DJ Camilla Brunetta estão confirmados; Vendas abrem dia 10 de novembro Um dos maiores festivais de música do país está de volta cheio de novidades e totalmente repaginado. Apresentando uma nova identidade visual e com produção e realização feita pela Som Livre em parceria inédita com a Live Nation Brasil, e patrocínio da Amstel, o Festeja acontece no próximo dia 11 de dezembro de 2021 presenteando a cidade do Rio de Janeiro com a volta de grandes eventos em um line-up de peso. Exaltando a diversidade da música pop brasileira, nomes estrelados como Jorge & Mateus, Alok, Os Barões da Pisadinha, Ludmilla, Matheus & Kauan, May & Karen e a DJ Camilla Brunetta estão confirmados no Festeja. Os shows acontecem no Parque Olímpico, um dos maiores locais para realizações de grandes eventos na Cidade Maravilhosa. A venda para o público em geral será feita a partir de hoje, dia 10 ...

“Tati”: Nova música de trabalho de Sâmi Rico bate um milhão de acessos no Youtube

  O cantor e compositor Sâmi Rico lançou no mês de outubro em todas as principais plataformas de distribuição digital, a irreverente “Tati”. Na última quinta-feira (28), o clipe do single bateu a marca de um milhão de acessos no Youtube e tem se destacado em todas as plataformas digitais e rádios pelo o Brasil. A música, que é uma composição de Felipe Bessa, Lucas Avona e Kauê Segundêro, chegou para substituir a bem sucedida “Erro e a errada”, lançada no mês de junho e que contou com a participação especial do cantor Gustavo Mioto. A produção musical é assinada por Bruno Brito, e a direção de vídeo ficou a cargo de Jacques Jr. “Um milhão de views! É um número extremamente importante, ainda mais para quem está iniciando a carreira, lançando as primeiras músicas. Quando lançamos uma música no mundo é como se estivesse nascendo um novo filho. O artista trata como se fosse um filho mesmo, dando carinho, atenção e cuidando para que ela tenha vida longa”, reflete o artista. Eclético e mo...