Pular para o conteúdo principal

Além do entretenimento e do esporte, Festa do Peão de Barretos movimenta economia

 Gusttavo Lima e As Embaixadoras Simone e Simaria estão entre os principais shows do evento 




A grandeza da Festa do Peão de Barretos é conhecida em todo o mundo e vai muito além do entretenimento e das mais importantes disputas de rodeio do País. São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados para poder fazer funcionar a engrenagem durante os 11 dias do evento, considerado o maior da América Latina.
A cidade de Barretos tem aproximadamente 120 mil habitantes e recebe quase um milhão de visitantes durante a Festa, que este ano acontece de 15 a 25 de agosto. O resultado é uma intensa fomentação na economia que alcança também municípios da região. São mais de R$ 200 milhões de movimentação que atingem, principalmente, rede hoteleira, postos de combustíveis e estabelecimentos de alimentação, entre outros setores.
E as consequências não são somente durante a Festa. "Os barretenses que se dedicam a trabalhar neste período ou que têm comércio e serviços que se beneficiam com a Festa, começam o mês de setembro com mais dinheiro no bolso e com possibilidade de investir e quitar dívidas, por exemplo.", afirma o presidente do evento Ricardo Rocha.
Somente no Parque do Peão, mais de 2500 trabalhadores, entre contratados pela organização e terceirizados, atuam nas obras, montagem e período pré-evento.
Mais de 20 mil pães por dia
Esta é a média da produção da panificadora do empresário Dilson Salomão, o "Xuxa", que sai de Londrina, no Paraná, há 40 anos, para produzir pão quentinho todo dia na Festa de Barretos. Sua equipe conta com 10 pessoas e ele monta toda estrutura com 10 dias de antecedência para já atender os responsáveis pela montagem do evento.
Segundo o empresário, que viaja todo o Brasil, Barretos é o evento mais lucrativo do país, com 20% a mais de vendas do que o segundo colocado. "Produzimos pães para os estandes, lanchonetes, restaurantes e também para o público. Chegamos a vender 25 mil pães no mesmo dia", afirmou Xuxa.
Música em alta
A Festa do Peão de Barretos reúne mais de 100 atrações musicais, um grande festival que tem o sertanejo como protagonista, mas que recebe também o axé, o samba e a música eletrônica.
Enquanto alguns setores da economia andam em baixa, o mercado da música comemora seus resultados. Dados dos Produtores Fonográficos Associados (Pro-Música Brasil) mostraram um crescimento de 15,4% das receitas do setor de música gravada no Brasil entre 2017 e 2018.
O número é superior à alta do mercado global, que, segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), ficou em 9,7%. "Vivemos um momento incrível da música brasileira, com vários nomes de sucesso por todo país, e os fãs fazem questão de acompanhar seus artistas preferidos e investem em ingressos para setores diferenciados, para viver uma experiência e não somente assistir a um show", disse o presidente. Ele destaca ainda que a maioria dos artistas prepara apresentações exclusivas para Barretos.

Sobre a Festa do Peão de Barretos
A Festa do Peão de Barretos chega à sua 64ª edição e acontece de 15 a 25 de agosto. São mais de 100 shows durante os 11 dias de evento, com os principais nomes do universo sertanejo como o projeto AMIGOS - que reúne no mesmo palco Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo -, Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, além de espaço para outros ritmos como o swing baiano de Ivete Sangalo.
Na programação esportiva tem rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores, Team Penning e Working Penning.
A tradição dos peões de boiadeiro é mantida com o Concurso Queima do Alho, Concurso do Berrante, apresentações de catira e um palco destinado somente à moda de viola, o Raízes Sertanejas.
Para saber mais sobre o evento acesse independentes.com.br

Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Parazim lançam o single "Amor e Cerveja"

Música marca o lançamento do novo DVD da dupla
Nesta sexta-feira (26/07), Os Parazim, dupla formada pelos irmãos cantores e compositores, Thiago e Samuel, lançam o single "Amor e Cerveja". A canção, que é a primeira divulgada do novo DVD dos artistas (gravado recentemente durante o VillaMix Festival Goiânia), já está disponível nas principais plataformas digitais e em breve, em todas as rádios do Brasil. 'Amor e Cerveja' é uma composição da dupla em parceria com o cantor Angelim e um lançamento Winner Records. A faixa apresenta um ritmo dançante e uma característica única da dupla, a mistura do sertanejo com a singularidade do Pará. "Estamos muito felizes com tudo que vem acontecendo com a gente. Essa é a primeira faixa do lançamento do nosso DVD e a emoção é grande! Esperamos que vocês gostem bastante!!!", comentam os artistas. Vale ressaltar que o videoclipe também está disponível e pode ser conferido no canal oficial dos artistas no YouTube.



Música: Amor e C…

Humberto & Ronaldo lançam músicas inéditas do DVD Copo Sujo

Projeto reúne ainda 13 regravações A dupla Humberto & Ronaldo, que acumula mais de 600 milhões de visualizações em seu canal do Youtube, lança hoje (27), 3 músicas inéditas do DVD intitulado Copo Sujo. Com 16 faixas, sendo 3 inéditas e 13 regravações, o projeto foi gravado em Goiânia, num boteco simples da cidade e traz como conceito, um clima intimista que une a boa música e a simplicidade do local, o Kaditos Bar, frequentado por universitários da região. As músicas escolhidas para lançamento nesta sexta-feira foram Na Linha Da Vida, Tchau Brigado e Minha Meta, que já podem ser vistas em vídeo clipe no Youtube oficial da dupla. Atualmente, os amigos de Goiânia trabalham Cancela a Zona, uma das músicas mais ouvidas nas rádios de todo o país.


Confira Na Linha da Vida Confira Tchau Brigado Confira Minha Meta Fonte: Access

Maiara e Maraisa te convidam para curtir "Aqui em Casa"

Novo EP com 8 faixas foi gravado na casa das irmãs, em Goiânia
A dupla Maiara e Maraisa decidiu convidar os amigos, fazer um churrasco de chão e passar a noite cantando. Até aí nada demais para as irmãs, já que elas não negam que adoram receber os amigos em casa. A novidade é que tudo isso foi gravado e as novas músicas serão lançadas no EP “Aqui Em Casa”, com 8 faixas. A primeira, “Aí Eu Bebo”, já está disponível nas plataformas digitais e o vídeo no canal oficial da dupla no YouTube. Maiara explica que o projeto nasceu a partir da ideia de que o palco é a casa do artista. “Trouxemos o "palco" para nossa casa e do nosso jeito, numa mesa rodeado de amigos. Passamos a maior parte do tempo fora e fazendo o que amamos, porque não fazer isso onde vivemos?". Maraisa complementa: “Gravar em casa nos traz muita liberdade, menos pressão e muita verdade”. A dupla quer compartilhar com o público a harmonia da melhor maneira possível. A cada quinze dias um novo vídeo será lançado. …