Pular para o conteúdo principal

Um dia para refletir


Sheyla Dutra, Coordenadora do Projeto FADA de Ribeirão Preto.

Um dia para refletir
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.  Diante disso, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a comunidade mundial e promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à pessoa com deficiência para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e da equiparação de oportunidades. Ninguém aqui está falando de privilégios e benefícios e, sim, de respeito ao cidadão pleno que todos somos.
Um dos assuntos mais importantes a serem discutidos é a educação, e principalmente, a inclusão de alunos com qualquer tipo de deficiência. Sim, porque esta população, apesar de ter seus direitos garantidos por lei, ainda sofre preconceito no momento da matrícula e, ainda pior, no decorrer do ano letivo, dentro de sala de aula.
Há estabelecimentos que, mesmo com a garantia da lei e pena de multa e reclusão, ainda se acham no direito de escolher seus alunos, recusando matricular por conta da deficiência. O Censo 2010 estima que 24,5% da população nacional tenha algum tipo de deficiência, ou seja, uma grande parcela.
O número de matrículas sobe a cada ano, segundo a SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão). Dados do MEC na educação básica registram um aumento significativo nos números da educação inclusiva no decênio 2000-2010, de 28% para 69% dos alunos, antes fora da escola ou em classes especiais, agora em classes regulares da rede pública de ensino no país. Isso se deve não somente à Constituição de 1988, mas também por força da Convenção da ONU (na qual o Brasil é signatário), bem como da atuação das entidades da sociedade civil organizada.
Também sobe o índice no ensino superior, o que comprova a importância da inclusão já em tenra idade, ainda no ensino infantil. A orientação geral é que os pais estejam atentos na hora de escolher a escola ideal para seus filhos e acompanhem de perto todas as etapas dos processos de aprendizagem, pois, independente da condição da criança, todas elas têm que estar matriculas em uma escola.

Fonte: Eduarda Manzoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHURRASCO, CERVEJA E VIOLA

Criada no final do ano passado a turnê “Churrasco, Cerveja e Viola”, reúne em apenas um
evento as grandes paixões do brasileiro: música sertaneja, cerveja gelada e churrasco à
vontade.
São mais de 6 horas de evento, várias atrações musicais e churrasco LIBERADO. Venha desfrutar
da maior estrutura móvel de churrasco do Brasil ao lado da sua família e dos amigos.
Para aqueles que são amantes do sertanejo, e gostam de uma boa experiência gastronômica,
não pode deixar de conhecer a nossa fazendinha, o defumador, bar da Cachaça Cabaré, Molhos
Soeto, Itaipava gelada e a maior roda gigante de churrasco do Brasil.
Imagina curtir vários shows nacionais, beber uma cerveja gelada e ter churrasco liberado durante
todo o evento? Isto é Churrasco, Cerveja e Viola.
A turnê 2020 será lançada em Abril deste ano. Fiquem ligado em nossa agenda.
Na cultura do churrasco: a celebração;
Na cerveja: a reunião e diversão;
A família sertaneja: ouvindo modão.
Em abril de 2019 foi gravado o primeiro DVD Churras…

Léo Magalhães – Mais Pro bar Do Que Pra Casa

O verdadeiro “boa praça”, assim Léo Magalhães é definido por seu público e amigos. Com 16 anos de carreira eu o mesmo número de CD’s,. Agora, o cantor lança seu  6o. DVD – “Mais Pro Bar Do Que Pra Casa”, gravado em janeiro deste ano em um dos mais bonitos cenários de São Paulo – Terraço Itália-. As 19 faixas deste trabalho esta  disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de fevereiro.      Carisma e talento sempre caminharam juntos com Léo Magalhães, amante da musica sertaneja conseguiu imprimir  identidade própria em suas interpretações. Talvez seja este o segmento mais concorrido do mercado fonográfico, mas o cantor tem seu próprio diferencial e isso, o faz único.      O romantismo é o ponto forte de Léo Magalhães que além de cantor é um excelente comunicador, sabe como poucos traduzir a linguagem popular, o exemplo deste identidade é seu público fiel de norte a sul do pais.      Com o dom de se reinventar e acompanhar as novas tendências, sem perder suas essência, L…

Luiza e Maurílio lançam "S de Saudade" com participação de Zé Neto e Cristiano

Faixa faz parte do novo EP, com 6 faixas inéditas e uma regravação
A dupla Luiza e Maurílio divulgaram hoje (25), a música “S de Saudade”. A faixa tem participação especial da dupla Zé Neto e Cristiano e é o primeiro de uma série de lançamentos programados para os próximos meses com o EP “Ensaio Acústico”. As próximas faixas serão divulgadas nas plataformas digitais e no canal da dupla. “Última Vez”, “Traumas Recentes”, “Só Pose”, “Eterna Recaída”, “Continua” e “Palpite”, a única regravação do trabalho, um clássico que fez história na voz de Vanessa Rangel. Gravado em Goiânia, “Ensaio Acústico” é o quarto trabalho da dupla que já lançou “Ao Vivo” (2017), “Ao Vivo em Imperatriz – MA” (2018) e o mais recente “Segunda Dose” (2018), também gravado em Goiânia e contou com participações de Alcione, Marília Mendonça, Jorge e Gabriel Diniz. Luiza e Maurilio é uma dupla em forte ascensão na cena musical sertaneja e acumulam um crescimento significativo. O último trabalho, “Segunda Dose”, alcan…