Pular para o conteúdo principal

Resgate da cultura boiadeira vira espetáculos que serão apresentados na Festa do Peão de Barretos


Todos os anos a abertura do Barretos International Rodeo recebe um espetáculo artístico. Na foto grupo de catira durante a apresentação em 2016 (Foto: André Monteiro)

Aberturas temáticas do Barretos International Rodeo reúnem crianças, competidores e comitivas na arena do Parque do Peão em uma grande celebração à história do evento

“Um povo sem memória é um povo sem história”. A célebre frase da historiadora e professora Emília Viotti da Costa é levada a sério pela organização da Festa do Peão de Barretos. Evento considerado o maior do gênero na América Latina, chega à sua 62ª edição, e acontece de 17 a 27 de agosto no município localizado no interior de São Paulo (428 quilômetros da capital paulista). A cultura sertaneja é mantida e relembrada em diversos momentos da programação da Festa e este ano a celebração das memórias ganhou ainda mais espaço.
A cada ano um espetáculo artístico é criado para a abertura do Barretos International Rodeo, competição que reúne os melhores competidores do Brasil e também as grandes estrelas do rodeio internacional em quatro dias de montarias – de 24 a 27 de agosto. E, para 2017, os organizadores prepararam um espetáculo que resgata as tradições caipiras e ressalta a importância da nova geração para a manutenção da história.
Na quinta-feira, dia 24, crianças com idades entre 6 e 11 anos serão os responsáveis pela abertura. Mais de 50 pequenos artistas compõem o grupo que contêm berranteiros, grupo de catira, comitiva de queima do alho, orquestra de violeiros, cantores sertanejos e também competidores de rodeio em carneiros (a modalidade infantil disputada na Festa). “Será uma grande comemoração da nossa tradição em uma apresentação que promete emocionar o público presente”, declarou Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes, organizadora da Festa.
Na sexta-feira, dia 25, o tema será a superação contado pelo Cavaleiro das Américas Filipe Leite, jornalista que já cruzou três continentes a cavalo (do Canadá ao Brasil) e ainda viajou de Barretos até Ushuaia, na Patagônia, também chamada de “o fim do mundo”. Junto com ele estarão na arena os competidores que a cada montaria, que dura apenas 8 segundos, superam medos e dificuldades em busca do sonho de ser campeão. Crianças em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e que já venceram a doença farão uma apresentação musical durante o espetáculo de abertura.
Fechando a programação, no sábado, dia 26, um pedaço da história do Brasil será contado na arena de rodeio. Uma comitiva, formada por 20 boiadeiros e 35 animais, representará os peões que cruzavam o país levando as boiadas para os frigoríficos localizados em cidades do interior, incluindo Barretos, daí a origem da Festa do Peão. “Estamos ansiosos por este momento e temos certeza que o público irá se encantar ao ver tantas gerações envolvidas na realização desta bela homenagem aos nossos pioneiros que são a nossa maior inspiração. O segredo hoje do nosso evento é não deixar morrer essa cultura, mesmo agregando novas propostas à programação”, afirma o presidente.

Sobre a Festa do Peão de Barretos
Com o slogan “A Festa do Brasil”, a Festa do Peão de Barretos receberá mais de 100 atrações musicais durante os 11 dias de evento – 17 a 27 de agosto. Famosos como Gusttavo Lima (Embaixador da Festa de 2017), Luan Santana, Henrique & Juliano, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Wesley Safadão, Chitãozinho & Xororó, Matogrosso & Mathias, Rionegro & Solimões, Munhoz & Mariano, César Menotti & Fabiano, estão entre alguns artistas confirmados.
Na programação esportiva o evento receberá etapa da PBR Brazil – (Professional Bull Riders), LNR – Liga Nacional de Rodeio, ambos de montarias em touro, Campeonato Barretos e Taça Os Independentes com provas cronometradas, Rodeio Junior, Rodeio em Carneiros e o 25º Barretos International Rodeo.
Principais nomes do rodeio mundial estarão presentes na maior arena da América Latina, como Silvano Alves (tricampeão mundial da PBR), Guilherme Marchi (campeão mundial), Kaíque Pacheco (campeão de Barretos 2015) e João Ricardo Vieira (destaque nos rodeios EUA).
A Festa recebe ainda dois palcos culturais com música de raiz, o concurso gastronômico Queima do Alho, o espaço infantil Rancho do Peãozinho e a feira comercial.

Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa Os Independentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE EZEQUIEL LANÇA NOVO LIVRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

PADRE EZEQUIEL LANÇA NOVO LIVRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULOEU MAIS FELIZ - Reflexões para o Despertar de uma Vida Melhor (Paulinas) – é o segundo livro lançado pelo Padre Ezequiel Dal Pozzo. A obra aborda temas da vida cotidiana que ajudam as pessoas a refletirem e, consequentemente, viverem melhor. O ser humano é uma tarefa inacabada e suas ações anseiam sempre pela felicidade. O jeito como encaramos a vida e enfrentamos aquilo que nos acontece é que nos conduz a vivermos uma vida melhor. Esse livro ajuda a compreender de forma simples vários temas que propõem reflexão sobre a vida em vários aspectos, em nosso tempo. Diferente de outras obras, esta quer trazer a você textos curtos com temas diversos, que não exigem seguir uma sequência de leitura, onde cada leitor pode desfrutar de pequenos intervalos de tempo ou não, para se abastecer deste conteúdo e receber um impulso maior no encontro com a felicidade. A intenção é que a leitura proporcione questionar-se diant…

Fred e Gustavo e Luan Santana juntos

Fred e Gustavo lançou na ultima sexta (31) ,clipe da música “Velocidade do esquecimento”, com participação especial de Luan Santana. Além de disponibilizar o vídeo no youtube, este também será o novo trabalho nas rádios do Brasil e em todas as plataformas digitais de download.
Os artistas decidiram gravar o clipe em São Paulo e convidar Luan para participar, além de serem amigos, consideram que o ele é um dos nomes mais importantes da música na atualidade, além de humilde, tem tudo a ver com a canção. “Esse é um projeto objetivo, despojado e tem uma pegada pop, que, com certeza, vai conquistar o público.”, diz Luan Santana.
“Logo que ouvimos a música pensamos: ‘Isto ficou a cara do Luan!’ E quando fizemos o convite, ele topou na hora, com muito entusiasmo”, conta Fred. “Velocidade do esquecimento” é composição do Douglas Cezar e a faixa foi produzida por Felipe Arná, já o clipe teve direção de vídeo da A21 Films e direção geral da ArtinVox.
"O projeto é diferente de tudo que já …

Edu Strada, dono do hit "Perfume de Mulher", é a nova aposta do sertanejo

Música já alcançou organicamente 320 mil views no Youtube e está disponível em todas as plataformas digitais Edu Strada é a nova aposta do sertanejo. O cantor segue influência de grandes medalhões do gênero, como Leonardo, Eduardo Costa e Zezé di Camargo, mas tem características únicas que o iluminam e o posicionam como uma grande novidade no mercado. Diferentemente dos atuais nomes do mercado, Edu segue uma linha mais tradicionais, com letras românticas falando sobre relacionamentos e baladas. Lançado no início deste ano, "Perfume de Mulher" é o primeiro CD profissional de Edu Strada. Composto por 13 músicas inéditas. A faixa título foi a que mais caiu no gosto do público e já alcançou organicamente 320 mil views no canal oficial do cantor no YouTube. A música saiu como um tiro. "Os amigos Everton Matos, Diego Ferrari, Paulo Pires, Ray Antônio, Guilherme Ferraz, Sandro Neto compuseram a música, me mostraram e em pouco tempo ela já estava gravada. Foi coisa divina mesmo”…