Pular para o conteúdo principal

O espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, está localizado na antiga fábrica da Cervejaria Paulista, em Ribeirão Preto Divulgação

Instituto SEB abre as portas ao público com exposição educativa sobre materiais sustentáveis

Com um fim de semana dedicado a debates e palestras sobre um de seus eixos centrais, a Sustentabilidade, a sede do Instituto SEB apresenta a exposição "Materioteca"
O espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, localizado na antiga fábrica da Cervejaria Paulista em Ribeirão Preto, é um polo de inovação, educação, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade. Para dar início as suas atividades, A Fábrica realiza o evento gratuito “SER Sustentável”, nos dias 22, 23 e 24 de março, apresentando a “Materioteca”.
Uma experiência educativa sobre a formação dos materiais sustentáveis, provenientes das mais diversas matérias primas, de origem sintética, fóssil, mineral ou residual. O objetivo é ressaltar a economia circular, um conceito baseado na inteligência da natureza, na qual os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.
A exposição contará com mais de 40 amostras de materiais sustentáveis, desde os mais tradicionais até soluções inovadoras ainda desconhecidas do grande público, que estarão expostas para serem tocadas, sentidas e manipuladas.
“Explicaremos o ciclo de vida, desde a origem desses materiais, passando pelos processos, aplicações, até as possibilidades de descarte e reinserção no ciclo novamente”, explica Carolina Piccin, da MateriaLab, criadora e desenvolvedora da Materioteca.
Além da exposição, o evento ainda contará com mesas redondas, cine debate, feira de produtores locais e música ao vivo na praça, para momentos de conexões, troca de ideias e networking.
A exposição “Materioteca” será inaugurada no dia 22 de março às 19h, seguida da palestra inaugural, ministrada pela Carolina Piccin, que lidera a formulação de programas de sustentabilidade, P&D e inovação da MateriaLAB. No dia 23, sábado, contaremos com nomes como Marko Brajovik, arquiteto e designer croata radicado no Brasil, formado pela Universidade de Arquitetura de Veneza, que apresentará sua trajetória criativa inspirada pela Natureza, com pesquisas em uso de materiais e estruturas não convencionais (bambu, papelão, estruturas tensionadas, etc) e Mana Bernardes, artista plástica, designer e poetisa, que inspira a público através da arte e da transformação humana. A palestrante busca desmistificar a sustentabilidade apresentando esse conceito por meio de uma narrativa pessoal, em primeira pessoa, baseada na sua experiência de um caminho plural.  Busca fazer um contato emocional com plateia com o objetivo de inspirá-los a buscarem seus caminhos autorais. O conteúdo versa sobre a importância da criatividade.
No domingo, a Feira do Coletivo ocupa a praça eventos com barracas de produtores e designers locais com viés sustentável, fechando o evento com música ao vivo e área de alimentação.
A programação completa está no site www.institutoseb.org.br
Sobre A Fábrica:
Revitalizado para receber projetos sociais, educacionais e de empreendedorismo, o espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, também está aberto ao público como equipamento cultural da cidade, oferecendo uma agenda de eventos, cursos, encontros, projetos e ações.
Com eixos centrais fundamentados em conceitos como Sustentabilidade, Educação, Inovação e Empreendedorismo, a nova sede do Instituto SEB deve contribuir de maneira importante para a formação de um legado na cidade, além de influenciar a revitalização do centro da cidade, dando destino nobre a um prédio histórico de Ribeirão Preto. Todo o trabalho de recuperação do prédio respeitou seu caráter histórico, como patrimônio tombado.
SERVIÇO
Evento: SER SUSTENTÁVEL
Data: 22, 23 e 24 de março de 2019
Local: A Fábrica – Instituto SEB
Endereço: Rua Mariana Junqueira, 33 – Ribeirão Preto/SP
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO
Dia 22 – SEXTA-FEIRA
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO Materioteca
19h: Cerimônia de abertura
20h: Palestra sustentabilidade, Inovação e Materiais sustentáveis com Carol Piccin
Local: Anfiteatro
A palestra ressalta a importância da economia circular e seus impactos. Aborda a relação entre as Matérias-Primas e projetos de Design e Arquitetura, mostrando como as escolhas podem transformar significamente o ecossistema. Mostrando os benefícios de um projeto consciente e sua relação com a saúde humana e do planeta.
CONHEÇA A PALESTRANTE
Carol Piccin , advogada com especialização em Gestão Ambiental (USP) e MBA em Gestão da Sustentabilidade Empresarial (FGV), atua há mais de 15 anos na administração de projetos com foco em reduzir impactos ambientais. Criou a Materioteca, um catálogo de materiais e tecnologias sustentáveis. É diretora da MateriaLAB, empresa que utiliza o tripé pesquisa/tecnologia/design para auxiliar as marcas a desenvolverem projetos sustentáveis.
Dia 23 - SÁBADO
9h: Palestra natureza da Forma - Forma da natureza com Marko Brajovic
10h15: Mesa de debate participação especial Marko Brajovic e Mana Bernardes com a mediadora Carol Piccin
14h30: Palestra sustentabilidades no plural do protagonismo com Mana Bernardes
Local: anfiteatro
16h: Workshop “É possível inovar para uma economia regenerativa?  
LOCAL Estúdio 2
Reflexão sobre o caminho que os materiais percorrem e seu impacto. Do que são feitos os materiais? De onde eles vêm? Qual o recurso natural que está ali escondido? O workshop aponta um estudo das possibilidades de uso destes materiais e sua aplicação através da criatividade.
17h30: Show e happy hour para networking
Local: Praça Central
Dia 24 - DOMINGO
13h: Feira do coletivo - edição especial sobre sustentabilidade
Local: Praça central
Evento itinerante que valoriza e fortalece a conexão entre pessoas, espaços e marcas autorais. Apoiam a economia local, o pequeno empreendedor e o produtor autoral/artesanal.
16h: Cine debate “Tomorrow”
Local: Sala Projeto NAU
Documentário francês dirigido por Cyril Dion e Mélanie Laurent. Diante de um futuro com grandes motivos de preocupação, o filme tem a distinção de não ceder ao catastrofismo. Com uma linguagem otimista, identifica iniciativas que se comprovaram em dez países em todo o mundo: exemplos concretos de soluções para os desafios ambientais e sociais do século XXI, seja agricultura, energia, economia, educação e governança. Ganhou o Prêmio César (2016) de Melhor Filme Documentário e foi distribuído em 27 países.
Fonte: Juliana Caliento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

Léo Magalhães – Mais Pro bar Do Que Pra Casa

Cantor lança seu 6 o . DVD gravado em SP   O verdadeiro “boa praça”, assim Léo Magalhães é definido por seu público e amigos. Com 16 anos de carreira eu o mesmo número de CD’s,. Agora, o cantor lança seu  6 o . DVD  – “Mais Pro Bar Do Que Pra Casa ”, gravado em janeiro deste ano em um dos mais bonitos cenários de São Paulo – Terraço Itália-. As 19 faixas deste trabalho esta  disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de fevereiro.      Carisma e talento sempre caminharam juntos com Léo Magalhães, amante da musica sertaneja conseguiu imprimir  identidade própria em suas interpretações. Talvez seja este o segmento mais concorrido do mercado fonográfico, mas o cantor tem seu próprio diferencial e isso, o faz único.      O romantismo é o ponto forte de Léo Magalhães que além de cantor é um excelente comunicador, sabe como poucos traduzir a linguagem popular, o exemplo deste identidade é seu público fiel de norte a sul do pais.      Com o dom de se reinventar

Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal

  Esposa de Zé Vaqueiro, Ingra Soares ressalta parceria com o cantor na vida pessoal Ao lado do cantor Zé Vaqueiro durante toda a carreira, Ingra Soares reforça a parceria com o forrozeiro fora dos palcos. Juntos há mais de 2 anos, o casal se conheceu ainda quando Ingra tinha uma loja de vendas e havia chamado o forrozeiro para uma parceria. Desde então, os dois começaram a conversar até que surgiu uma admiração entre ambos e tornaram oficial o relacionamento. Presente em todas as fases da trajetória musical de Zé Vaqueiro, Ingra tem construído uma cooperação mútua, sendo o suporte em todos os âmbitos. “Digamos que eu fui um ponto único e bastante importante para a trajetória do Zé. Fui e sou o equilíbrio dele, uma cabeça à parte. Pensamos juntos, criamos ideias e formalizamos um futuro repleto de realizações”, afirma Ingra Soares. Um momento em que a fashionista ressalta a parceria foi quando no início da pandemia, quando estava grávida e o cantor se encontrava em um momento de transi