Pular para o conteúdo principal

A Romaria, o Amor e a Fé!

A Romaria, o Amor e a Fé!

46ª Romaria a Pirapora do Bom Jesus acontece no dia 27 de março


É de sonho e de pó, o destino de um só. Feito eu perdido em pensamento sobre o meu cavalo”.

Em 1977 Renato Teixeira contou através de Romaria a verdadeira história de milhares de brasileiros que saem em grupos ou solitários, em um ato de total devoção. São quilômetros a serem percorridos durante a peregrinação religiosa. Momentos de silêncio, lágrimas, entrega, orações, alegrias e muita reflexão.

A Romaria faz parte da cultura caipira, tão comum no interior do estado de São Paulo, onde o romeiro coloca em prática toda a sua fé a Nossa Senhora, padroeira do Brasil.

Para explicar a razão da viagem, em outro trecho, Renato escreve: “Me disseram, porém, que eu viesse aqui, pra pedir de romaria e prece paz nos desaventos. Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar. Sou caipira Pirapora Nossa Senhora de Aparecida”.

A simplicidade e ao mesmo tempo a complexidade da fé é o que move Beto Lahr - presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana e da Festa do Peão de Americana – que há 46 anos segue frente a Romaria de Pirapora do Bom Jesus, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo.
Com pouco mais de 17 mil habitantes, o município receberá os romeiros que saem em cavalgada no próximo dia 27 de março. Serão quatro dias na estrada e mais de 200 quilômetros a cavalo, debaixo de sol, chuva, frio ou calor.

A paixão de Beto pelos cavalos foi despertada por Miguel, um tio muito querido, enquanto ele ainda bem criança. Já a fé inabalável em Nossa Senhora foi ensinada pela mãe, Maria Magdalena.
Assim, Beto é o retrato fiel do sertanejo de verdade: jeito simples, a paixão pelos cavalos, a vida no campo, a fé, o jeito calmo e de pouca fala.

Em sua primeira edição, a romaria a Pirapora do Bom Jesus foi realizada com apenas quatro integrantes. Ao longo dos anos o percurso foi tomando força e mais amigos unidos pelo mesmo amor ao cavalo e a fé a transformaram em uma das mais importantes e tradicionais celebrações de amor a Nossa Senhora. Desta forma nasceu o Clube dos Cavaleiros de Americana, entidade que mantém viva até os dias atuais a verdadeira cultura caipira e que, posteriormente, deu origem a Festa do Peão de Americana, um dos mais importantes espetáculos sertanejos do mundo.

No dia 27 de março, os romeiros sairão às 16h e terão dois dias na estrada passando por Monte Mor, Cardeal, Indaiatuba e Cabreúva até chegar em Pirapora para assistir a missa na quinta-feira santa. Depois, retornam a Americana, com chegada prevista para o sábado, às 10h. “A fé é algo extraordinário, algo que não se toca, não se vê, apenas se sente. É o que nos move, nos sustenta em todos os momentos. Mais um ano estaremos juntos neste ato de amor e devoção a Deus e a Nossa Senha”, diz Beto Lahr.

Serviço:
46ª Romaria a Pirapora de Bom Jesus
Data: 27 a 31 de março
Saída: 27 de março às 16h (Av. Cillos, em frente a Unisal)
Chegada a Pirapora: 29 de março com missa celebrada pelo padre Silvio A. Rodrigues)
Chegada em Americana: 31 de março, às 10h
Fonte: Bianca Ceará 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

CHURRASCO, CERVEJA E VIOLA

A maior estrutura móvel de churrasco do Brasil chega em sua cidade/ FOTO: Churrasco, Cerveja e Viola em Ubá/MG Criada no final do ano passado a turnê “Churrasco, Cerveja e Viola”, reúne em apenas um evento as grandes paixões do brasileiro: música sertaneja, cerveja gelada e churrasco à vontade. São mais de 6 horas de evento, várias atrações musicais e churrasco LIBERADO. Venha desfrutar da maior estrutura móvel de churrasco do Brasil ao lado da sua família e dos amigos. Para aqueles que são amantes do sertanejo, e gostam de uma boa experiência gastronômica, não pode deixar de conhecer a nossa fazendinha, o defumador, bar da Cachaça Cabaré, Molhos Soeto, Itaipava gelada e a maior roda gigante de churrasco do Brasil. Imagina curtir vários shows nacionais, beber uma cerveja gelada e ter churrasco liberado durante todo o evento? Isto é Churrasco, Cerveja e Viola. A turnê 2020 será lançada em Abril deste ano. Fiquem ligado em nossa agenda. Na cultura do churrasco: a c

Léo Magalhães – Mais Pro bar Do Que Pra Casa

Cantor lança seu 6 o . DVD gravado em SP   O verdadeiro “boa praça”, assim Léo Magalhães é definido por seu público e amigos. Com 16 anos de carreira eu o mesmo número de CD’s,. Agora, o cantor lança seu  6 o . DVD  – “Mais Pro Bar Do Que Pra Casa ”, gravado em janeiro deste ano em um dos mais bonitos cenários de São Paulo – Terraço Itália-. As 19 faixas deste trabalho esta  disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de fevereiro.      Carisma e talento sempre caminharam juntos com Léo Magalhães, amante da musica sertaneja conseguiu imprimir  identidade própria em suas interpretações. Talvez seja este o segmento mais concorrido do mercado fonográfico, mas o cantor tem seu próprio diferencial e isso, o faz único.      O romantismo é o ponto forte de Léo Magalhães que além de cantor é um excelente comunicador, sabe como poucos traduzir a linguagem popular, o exemplo deste identidade é seu público fiel de norte a sul do pais.      Com o dom de se reinventar