Pular para o conteúdo principal

Festa do Peão de Americana traz provas esportivas em burros e cavalos. Destaque para o ‘Desafio do Bem’ e a Fazendinha, um programa para toda a família


Tradição e Cultura
Festa do Peão de Americana traz provas esportivas em burros e cavalos. Destaque para o ‘Desafio do Bem’ e a Fazendinha, um programa para toda a família

Quando falamos em festa do peão, o que vem a cabeça são shows e montarias em touros. Mas, pouca gente sabe que, no Brasil, o rodeio teve início com a modalidade cutiano, e até hoje é praticada somente em nosso país.
Pelo quarto ano consecutivo, a Festa do Peão de Americana irá sediar mais uma etapa da Copa Panther Rozeta Cutiano, o mais importante campeonato nacional. O atleta deve permanecer durante oito segundos sobre o cavalo e a nota é somada pelo grau de dificuldade imposto pelo animal (giros e pulos) e o estilo do cowboy. No cutiano, já no primeiro salto, o peão deve posicionar as esporas sem pontas no pescoço, acima da paleta do cavalo. A partir do segundo, as esporas devem ser puxadas para trás. Fácil? De forma alguma! O cavalo é um animal veloz e de temperamento imprevisível.
A disputa em cutiano acontecerá nos três dias do segundo final de semana.

Conhecida popularmente por ser uma prova feminina, os três tambores mostra a força, a beleza, a graça e a determinação da mulher na arena. Uma das mais tradicionais entre os esportes equestres, acontecerá em Americana no primeiro e no segundo final de semana. Nele, a amazona precisa contornar três tambores precisamente localizados na arena, no menor tempo possível. Além da agilidade, é preciso ter muita técnica, pois em cada tambor derrubado, são acrescidos cinco segundos no tempo final.
Em Americana, durante o dia, acontecem as seletivas envolvendo mais de 80 atletas inscritas e, na noite, as 12 melhores seguem para a disputa na arena. A modalidade marca presença nos dois finais de semana do evento. Na sexta, 9, terá uma apresentação com as crianças, n categoria kids e, sábado, 10, com os paratletas, uma demonstração de como o animal é importante na formação dos seres humanos e na recuperação de tantas pessoas.

Uma modalidade que teve início nos ranchos dos EUA se transformou em esporte. O público poderá conferir a competição do tem penning no primeiro final de semana. O termo, em inglês, significa ‘equipe rural’ e é exatamente isso que os 10 trios de competidores irão mostrar dentro da arena. A prova, em ritmo acelerado, oferece o tempo de até 120 segundos para os três cavaleiros separarem três bovinos numerados e espalhados em um rebanho. Uma das modalidades mais difíceis, o team penning retrata, de forma fiel, a vida no campo, já que este tipo de trabalho é usado na a rotina de cuidados nos currais, para medicação, transporte, etc.

A montaria em burros estilo ‘Traia Cheia’está de volta pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, Jorna Sales, de Bragança Paulista foi o campeão da modalidade. O duelo entre o homem e o animal é tão emocionante, que no primeiro sábado, além da competição, acontecerá o Desafio do Bem, trazendo o temido animal ‘Tietê’, até hoje, invicto.

‘Desafio do Bem’
A Festa do Peão de Americana é uma importante parceira do Hospital de Câncer de Barretos e, nesta edição, fará dois desafios, um no primeiro sábado, 10, com o Burro Tietê, invicto, e outro no segundo sábado, dia 17, no touro ‘Promotor’, da Cia Paulo Emílio. Durante os dias de desafio, sacolas espalhadas pelo recinto receberão as doações do público que, posteriormente, são repassadas para a instituição. Em 2016, Americana arrecadou cerca de R$ 156 mil.

Fazendinha
A Festa do Peão de Americana traz diversão para toda a família. Uma das preocupações dos organizadores do evento, é manter a presença das famílias que, em todos os anos, comparecem em peso.
Um espaço dedicado as crianças, mas que também faz muito sucesso com os adultos, é a ‘Fazendinha’. Lá é possível que os pequenos cowboys conheçam o dia a dia do campo, com técnicas de manejo, dicas importantes de cuidados com o meio ambiente, além de poderem ver de pertinho e fotografar os animais, como vacas, galinhas, ovelhas, bodes, porcos, pintinhos, pôneis e muito mais. A atração é gratuita para todos.

Provas e Competições:
9 de junho: montaria em touros, burro, três tambores feminino e kids e team penning;
10 de junho: montaria em touros e burro, três tambores feminino e paratletas e team penning;
11 de junho: montaria em touros, burro, três tambores feminino e team penning;
16 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
17 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
18 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;

Os ingressos já estão sendo comercializados a partir de R$ 10.

Mais informações pelo site www.festadopeaodeamericana.com.br

Serviço:
Festa do Peão de Americana
Data: de 9 a 18 de junho
Local: Parque de Eventos CCA
Pontos de venda pelo site www.festadopeaodeamericana.com.br
Ingressos: www.totalacesso.com
Casa dos Cavaleiros de Americana: Rua Dom Pedro II, 153 – Centro – Americana – SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal

  Zé Vaqueiro comemora sucesso artístico e na vida pessoal Um dos principais nomes da nova geração da música, o cantor Zé Vaqueiro comemora sucesso na carreira profissional e na vida pessoal. Dono de números expressivos nas plataformas digitais, o cantor já curte a nova fase da vida pessoal com o nascimento do seu primeiro filho Daniel, fruto do relacionamento com Ingra Soares. Através das redes sociais, o forrozeiro constantemente tem compartilhado alguns momentos com o filho. “Você veio na melhor hora e me trouxe as melhores sensações. Te Amo meu Filho”, ressalta o cantor em seus posts através das redes sociais. Com os recentes lançamentos, Zé Vaqueiro já soma mais de três milhões de reproduções na plataforma do Sua Música, com o CD “O Original”, além do clipe da música “Letícia”, gravado em Fortaleza, que possui mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial, além de mais de 121 milhões de reproduções em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser conferido através do canal

Léo Magalhães – Mais Pro bar Do Que Pra Casa

Cantor lança seu 6 o . DVD gravado em SP   O verdadeiro “boa praça”, assim Léo Magalhães é definido por seu público e amigos. Com 16 anos de carreira eu o mesmo número de CD’s,. Agora, o cantor lança seu  6 o . DVD  – “Mais Pro Bar Do Que Pra Casa ”, gravado em janeiro deste ano em um dos mais bonitos cenários de São Paulo – Terraço Itália-. As 19 faixas deste trabalho esta  disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de fevereiro.      Carisma e talento sempre caminharam juntos com Léo Magalhães, amante da musica sertaneja conseguiu imprimir  identidade própria em suas interpretações. Talvez seja este o segmento mais concorrido do mercado fonográfico, mas o cantor tem seu próprio diferencial e isso, o faz único.      O romantismo é o ponto forte de Léo Magalhães que além de cantor é um excelente comunicador, sabe como poucos traduzir a linguagem popular, o exemplo deste identidade é seu público fiel de norte a sul do pais.      Com o dom de se reinventar

CHURRASCO, CERVEJA E VIOLA

A maior estrutura móvel de churrasco do Brasil chega em sua cidade/ FOTO: Churrasco, Cerveja e Viola em Ubá/MG Criada no final do ano passado a turnê “Churrasco, Cerveja e Viola”, reúne em apenas um evento as grandes paixões do brasileiro: música sertaneja, cerveja gelada e churrasco à vontade. São mais de 6 horas de evento, várias atrações musicais e churrasco LIBERADO. Venha desfrutar da maior estrutura móvel de churrasco do Brasil ao lado da sua família e dos amigos. Para aqueles que são amantes do sertanejo, e gostam de uma boa experiência gastronômica, não pode deixar de conhecer a nossa fazendinha, o defumador, bar da Cachaça Cabaré, Molhos Soeto, Itaipava gelada e a maior roda gigante de churrasco do Brasil. Imagina curtir vários shows nacionais, beber uma cerveja gelada e ter churrasco liberado durante todo o evento? Isto é Churrasco, Cerveja e Viola. A turnê 2020 será lançada em Abril deste ano. Fiquem ligado em nossa agenda. Na cultura do churrasco: a c