Pular para o conteúdo principal

Festa do Peão de Americana traz provas esportivas em burros e cavalos. Destaque para o ‘Desafio do Bem’ e a Fazendinha, um programa para toda a família


Tradição e Cultura
Festa do Peão de Americana traz provas esportivas em burros e cavalos. Destaque para o ‘Desafio do Bem’ e a Fazendinha, um programa para toda a família

Quando falamos em festa do peão, o que vem a cabeça são shows e montarias em touros. Mas, pouca gente sabe que, no Brasil, o rodeio teve início com a modalidade cutiano, e até hoje é praticada somente em nosso país.
Pelo quarto ano consecutivo, a Festa do Peão de Americana irá sediar mais uma etapa da Copa Panther Rozeta Cutiano, o mais importante campeonato nacional. O atleta deve permanecer durante oito segundos sobre o cavalo e a nota é somada pelo grau de dificuldade imposto pelo animal (giros e pulos) e o estilo do cowboy. No cutiano, já no primeiro salto, o peão deve posicionar as esporas sem pontas no pescoço, acima da paleta do cavalo. A partir do segundo, as esporas devem ser puxadas para trás. Fácil? De forma alguma! O cavalo é um animal veloz e de temperamento imprevisível.
A disputa em cutiano acontecerá nos três dias do segundo final de semana.

Conhecida popularmente por ser uma prova feminina, os três tambores mostra a força, a beleza, a graça e a determinação da mulher na arena. Uma das mais tradicionais entre os esportes equestres, acontecerá em Americana no primeiro e no segundo final de semana. Nele, a amazona precisa contornar três tambores precisamente localizados na arena, no menor tempo possível. Além da agilidade, é preciso ter muita técnica, pois em cada tambor derrubado, são acrescidos cinco segundos no tempo final.
Em Americana, durante o dia, acontecem as seletivas envolvendo mais de 80 atletas inscritas e, na noite, as 12 melhores seguem para a disputa na arena. A modalidade marca presença nos dois finais de semana do evento. Na sexta, 9, terá uma apresentação com as crianças, n categoria kids e, sábado, 10, com os paratletas, uma demonstração de como o animal é importante na formação dos seres humanos e na recuperação de tantas pessoas.

Uma modalidade que teve início nos ranchos dos EUA se transformou em esporte. O público poderá conferir a competição do tem penning no primeiro final de semana. O termo, em inglês, significa ‘equipe rural’ e é exatamente isso que os 10 trios de competidores irão mostrar dentro da arena. A prova, em ritmo acelerado, oferece o tempo de até 120 segundos para os três cavaleiros separarem três bovinos numerados e espalhados em um rebanho. Uma das modalidades mais difíceis, o team penning retrata, de forma fiel, a vida no campo, já que este tipo de trabalho é usado na a rotina de cuidados nos currais, para medicação, transporte, etc.

A montaria em burros estilo ‘Traia Cheia’está de volta pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, Jorna Sales, de Bragança Paulista foi o campeão da modalidade. O duelo entre o homem e o animal é tão emocionante, que no primeiro sábado, além da competição, acontecerá o Desafio do Bem, trazendo o temido animal ‘Tietê’, até hoje, invicto.

‘Desafio do Bem’
A Festa do Peão de Americana é uma importante parceira do Hospital de Câncer de Barretos e, nesta edição, fará dois desafios, um no primeiro sábado, 10, com o Burro Tietê, invicto, e outro no segundo sábado, dia 17, no touro ‘Promotor’, da Cia Paulo Emílio. Durante os dias de desafio, sacolas espalhadas pelo recinto receberão as doações do público que, posteriormente, são repassadas para a instituição. Em 2016, Americana arrecadou cerca de R$ 156 mil.

Fazendinha
A Festa do Peão de Americana traz diversão para toda a família. Uma das preocupações dos organizadores do evento, é manter a presença das famílias que, em todos os anos, comparecem em peso.
Um espaço dedicado as crianças, mas que também faz muito sucesso com os adultos, é a ‘Fazendinha’. Lá é possível que os pequenos cowboys conheçam o dia a dia do campo, com técnicas de manejo, dicas importantes de cuidados com o meio ambiente, além de poderem ver de pertinho e fotografar os animais, como vacas, galinhas, ovelhas, bodes, porcos, pintinhos, pôneis e muito mais. A atração é gratuita para todos.

Provas e Competições:
9 de junho: montaria em touros, burro, três tambores feminino e kids e team penning;
10 de junho: montaria em touros e burro, três tambores feminino e paratletas e team penning;
11 de junho: montaria em touros, burro, três tambores feminino e team penning;
16 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
17 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
18 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;

Os ingressos já estão sendo comercializados a partir de R$ 10.

Mais informações pelo site www.festadopeaodeamericana.com.br

Serviço:
Festa do Peão de Americana
Data: de 9 a 18 de junho
Local: Parque de Eventos CCA
Pontos de venda pelo site www.festadopeaodeamericana.com.br
Ingressos: www.totalacesso.com
Casa dos Cavaleiros de Americana: Rua Dom Pedro II, 153 – Centro – Americana – SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE EZEQUIEL LANÇA NOVO LIVRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

PADRE EZEQUIEL LANÇA NOVO LIVRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULOEU MAIS FELIZ - Reflexões para o Despertar de uma Vida Melhor (Paulinas) – é o segundo livro lançado pelo Padre Ezequiel Dal Pozzo. A obra aborda temas da vida cotidiana que ajudam as pessoas a refletirem e, consequentemente, viverem melhor. O ser humano é uma tarefa inacabada e suas ações anseiam sempre pela felicidade. O jeito como encaramos a vida e enfrentamos aquilo que nos acontece é que nos conduz a vivermos uma vida melhor. Esse livro ajuda a compreender de forma simples vários temas que propõem reflexão sobre a vida em vários aspectos, em nosso tempo. Diferente de outras obras, esta quer trazer a você textos curtos com temas diversos, que não exigem seguir uma sequência de leitura, onde cada leitor pode desfrutar de pequenos intervalos de tempo ou não, para se abastecer deste conteúdo e receber um impulso maior no encontro com a felicidade. A intenção é que a leitura proporcione questionar-se diant…

Fred e Gustavo e Luan Santana juntos

Fred e Gustavo lançou na ultima sexta (31) ,clipe da música “Velocidade do esquecimento”, com participação especial de Luan Santana. Além de disponibilizar o vídeo no youtube, este também será o novo trabalho nas rádios do Brasil e em todas as plataformas digitais de download.
Os artistas decidiram gravar o clipe em São Paulo e convidar Luan para participar, além de serem amigos, consideram que o ele é um dos nomes mais importantes da música na atualidade, além de humilde, tem tudo a ver com a canção. “Esse é um projeto objetivo, despojado e tem uma pegada pop, que, com certeza, vai conquistar o público.”, diz Luan Santana.
“Logo que ouvimos a música pensamos: ‘Isto ficou a cara do Luan!’ E quando fizemos o convite, ele topou na hora, com muito entusiasmo”, conta Fred. “Velocidade do esquecimento” é composição do Douglas Cezar e a faixa foi produzida por Felipe Arná, já o clipe teve direção de vídeo da A21 Films e direção geral da ArtinVox.
"O projeto é diferente de tudo que já …

Edu Strada, dono do hit "Perfume de Mulher", é a nova aposta do sertanejo

Música já alcançou organicamente 320 mil views no Youtube e está disponível em todas as plataformas digitais Edu Strada é a nova aposta do sertanejo. O cantor segue influência de grandes medalhões do gênero, como Leonardo, Eduardo Costa e Zezé di Camargo, mas tem características únicas que o iluminam e o posicionam como uma grande novidade no mercado. Diferentemente dos atuais nomes do mercado, Edu segue uma linha mais tradicionais, com letras românticas falando sobre relacionamentos e baladas. Lançado no início deste ano, "Perfume de Mulher" é o primeiro CD profissional de Edu Strada. Composto por 13 músicas inéditas. A faixa título foi a que mais caiu no gosto do público e já alcançou organicamente 320 mil views no canal oficial do cantor no YouTube. A música saiu como um tiro. "Os amigos Everton Matos, Diego Ferrari, Paulo Pires, Ray Antônio, Guilherme Ferraz, Sandro Neto compuseram a música, me mostraram e em pouco tempo ela já estava gravada. Foi coisa divina mesmo”…